Conjove promove 2º Hackathon durante a Feira do Empreendedor do SEBRAE

O Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Pará (Conjove) promove o 2º Hackathon Conjove, que vai acontecer na Feira do Empreendedor do SEBRAE, no Hangar. O evento será nos dias 18 e 19 de novembro e busca, além de desconstruir a ideia negativa que surgiu em torno dos hackers, encontrar grandes soluções para […]

Novo Reitor fala dos planos para a UFPA

Por Walter Pinto Foto Alexandre Moraes

Emmanuel Zagury Tourinho, 54 anos, doutor em Psicologia pela USP, professor titular da UFPA, foi eleito pela comunidade acadêmica reitor para o quadriênio 2016-2020. Entre as várias funções que exerceu, ele foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, coordenador do Comitê Assessor da Área de Psicologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e presidente do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições Federais de Educação Superior. Atualmente, é bolsista 1C de produtividade em pesquisa do CNPq. Sua atividade de pesquisa focaliza processos comportamentais culturais, autocontrole, eventos privados e terapia analítico-comportamental. Ao lado do vice, Gilmar Pereira da Silva, doutor em Educação, Emmanuel Tourinho assume a Reitoria em momento de grave crise econômica nacional. Apesar de reconhecer que a crise “impõe restrições e exigências consideráveis para os gestores e membros da comunidade universitária”, ele se mostra confiante, diz que será possível continuar avançando na UFPA, e fala aqui um pouco dos seus planos para alcançar a meta.

Patentes Internacionais são concedidas à UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, em setembro de 2016, cartas patentes internacionais para três tecnologias desenvolvidas por professores da universidade. A concessão das patentes ocorreu por intermédio da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) e se referem às tecnologias desenvolvidas pelos professores/pesquisadores Marcos Allan Leite, Maria Fani Dolabela e Alberdan Santos.