Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - Belém

+55 (91) 3201 8022 / 3201 8023

Com apoio da UFPA, Mercado Livre lança guia para impulsionar negócios sustentáveis no país

Empreendedores têm procurado, em especial no último ano, redirecionar seus modelos de negócio na tentativa de responder aos inúmeros desafios da atualidade, solucionando problemas socioambientais e proporcionando sustentabilidade financeira às organizações. De forma a auxiliar nesse processo, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Mercado Livre reuniram organizações, dentre elas a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará, para a construção da publicação “Jornada da Estratégia Comercial: um guia para negócios de impacto”, que propõe uma rota com diferentes níveis de aprofundamento para orientar a implementação e o aperfeiçoamento da estratégia comercial de negócios sustentáveis Brasil afora.

Uma ferramenta prática, completa e bastante positiva, aponta o coordenador de Empreendedorismo da Universitec, professor José Augusto Lacerda, responsável pela participação da UFPA no programa. “Em meio a tantas crises, a pandemia tem evidenciado com vigor a importância de empreendimentos que harmonizem resultados financeiros e objetivos socioambientais, de modo que unir expertises e recursos é fundamental para acelerar a difusão dessa lógica e  melhorar os resultados dessas organizações”, complementa.

A publicação se destina a empreendedores, organizações e profissionais que atuam diretamente em negócios sustentáveis. Ao todo, o guia é composto por uma trilha que passa por quatro etapas. Cada etapa oferece conceitos, métodos e ferramentas em uma sequência lógica de atividades que podem ser realizadas em diferentes níveis de aprofundamento, conforme a necessidade de cada negócio.

O guia completo está disponível aqui e inclui uma ferramenta para reflexão e criação de um plano de ação para negócios de impacto, também disponível separadamente aqui.

Sobre o Programa Empreender com Impacto 2020

A publicação foi estruturada a partir da jornada de aprendizagem do Programa Empreender com Impacto 2020, realizado pelo Mercado Livre em conjunto com Giral, Éditodos e Semente Negócios, e do evento “Dinamizadores de Impacto: economia de impacto e resiliência pós-crise”, liderado pelo ICE. Entre julho e dezembro de 2020, encontros, mentorias e conteúdos práticos on-line abordaram estratégias de acesso ao mercado e à comercialização a partir de experiências das organizações participantes.

Ao longo do programa, a Universitec e organizações destacadas no campo, como Yunus & Youth, Imaflora, Instituto Socioambiental, Plataforma Parceiros pela Amazônia, Banko e Climate Ventures, tiveram a oportunidade de refletir sobre suas práticas, socializar aprendizados e propor soluções para desafios comuns aos negócios de impacto, trilhando uma jornada de construção compartilhada de um conteúdo que será muito útil para os empreendedores sociais do país.

O professor José Augusto Lacerda destaca que a Universidade Federal do Pará foi a única Instituição de Ensino Superior (IES) presente na jornada. “Esse reconhecimento reflete a nossa capacidade de articulação com o setor produtivo e com outros atores do ecossistema de impacto socioambiental, bem como sua consistência dos projetos realizados pela Universidade nessa seara”, conclui.

Pular para o conteúdo